quinta-feira, 3 de agosto de 2017

QUEM NÃO SE LEMBRA DA CARTILHA CAMINHO SUAVE

   Esta cartilha foi publicada pela primeira vez em 1948 e continua atualmente na 132  edição, de forma renovada.
   Se você não se recorda , provavelmente, seu pai, sua mãe, ou seus avós, com certeza se lembrarão. Estima-se, que esta cartilha, tenha participado da alfabetização de 40 milhões de pessoas.
   O que ninguém sabe é que a autoria é de uma mulher:Branca Alves de Lima, uma educadora brasileira, nasceu em 1911 e morreu em 2001. Ela escreveu este livro baseada na experiência que teve com alunos em classe e depois fundou sua editora.
   ¨Eu estudei com a Caminho Suave¨, após, vierem outro métodos mais modernos, Mas alguns de nós, adultos, guardamos com tanto apreço, esta lembrança, que edições muito antigas, são comercializadas na internet por 250 a 440 reais, sendo que o exemplar normal custa 45 reais.
    A cartilha idealizada por Branca sempre teve o objetivo de suavizar e facilitar o caminho de crianças e adultos no universo das letras, como o nome sugere. Desde o lançamento em 1944, foi um sucesso pois o método era eficaz, a associação de imagens e letras.
      Outra lembrança, que não tem preço, são os livros de matemática de Oswaldo Sangiorgi! Quem não estudou matemática com os livros dele? Esta pessoa cultíssima, nasceu em 9 de maio de 1921 e faleceu o mês passado, no dia 7 de julho, consagrado professor de matemática e autor de diversos livros didáticos.Foi fundador do núcleo de pesquisa Cibernética Pedagógica, Doutor em Matemática pela USP e foi professor da Universidade do Mackenzie.
            ¨Eu me lembro muito bem¨, pois como não entendia nada de matemática, todo ano ficava de Segunda Época, exame que era feito nas férias, para os que tinham muita dificuldade em aprender, E é claro, que tinha verdadeiro pavor, só de pensar no nome dele! Os livros, fantásticos, mas para mim, ignorante total em matemática parecia hieróglifos!





      
       


  
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário