terça-feira, 8 de agosto de 2017

                           CATARATA : DEFINIÇÃO E TRATAMENTO

   Adriana Rainha Mascio é médica Oftalmologista - Catarata e Refrativa, da Escola Paulista de Medicina.
     É muito difícil de se explicar para pessoas leigas, tipo nós, mas Dra Adriana, conseguiu ser clara o suficiente para atingir este objetivo. Para explicar, Adriana dividiu o olho em três partes: frente, fundo e meio.
      A parte da frente do olho é formada pela córnea - tampa transparente dos olhos - e íris - parte colorida dos olhos - na maioria das pessoas é a parte castanha.
           A parte do fundo é formada pela retina - rede de neurônios que de fato enxergam - e nervo óptico - junção dos prolongamentos dos neurônios. 
              E a parte do meio onde fica a lente do olho chamado cristalino.
              Catarata é quando a lente do olho que se chama cristalino perde sua transparência, deixando sua visão ofuscada. Isto normalmente ocorre com as pessoas mais velhas, pois as células do cristalino perdem a capacidade de se manter transparentes. Isto também pode acontecer por outros motivos: má formação durante a gestação, traumas oculares e doenças sistemáticas como a diabete.
           Atualmente o único tratamento disponível é a cirurgia, que felizmente é muito precisa e segura. O procedimento dura 30 minutos,costuma ser realizado com sedação e o paciente recebe alta no mesmo dia. No geral, a recuperação é rápida e com uma semana, a vida volta ao seu normal.
             Durante a cirurgia, ocorre a retirada do cristalino opaco - catarata - e a introdução de uma lente de óculos, bem pequena, no local. Esta lente intraocular tem vários tipos e modelos, nacionais e importados. E com a escolha desta lente, o paciente tem a chance de não precisar mais usar óculos. Por exemplo, se escolher lentes multifocais, que corrigem a visão para perto e para longe, o paciente ficará sem usar óculos na maior parte de suas atividades.
            Dra Adriana também esclareceu alguns pontos que são levantados pelos pacientes como:
                  Qualquer pessoa pode operar o cristalino, para se livrar do uso de óculos? De acordo com ela, pode. Mas toda cirurgia é acompanhada de risco, apesar de baixo, precisa-se ter ganho de visão.
                  A pessoa que foi operada de catarata, necessariamente fica sem usar óculos? A independência de óculos está atrelada à cirurgia refrativa - tratamento do grau do óculos na córnea com um laser chamado excimer.
                     Existe a possibilidade da catarata retornar? Não, o que existe é que depois de um certo tempo, pode ocorrer uma opacificação atrás da lente implantada e isso pode ser resolvido com a limpeza de região com laser chamado yag.
                      A operação de catarata pode ser à laser? O laser chamado femtosegundo pode ser utilizado para algumas etapas da cirurgia para abertura do olho e do cristalino, mas até agora, a retirada da catarata , só pode ser feita através de uma tecnologia chamada Facoemulsificação:  que é um aparelho parecido com uma caneta que é colocado dentro do olho para dissolver a catarata, através da vibração ultrassônica, possibilitando a aspiração da mesma.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário