terça-feira, 8 de agosto de 2017

JULIANA DUARTE CARVALHO E AS BENESSES DA MÚSICA


   Juliana Duarte Carvalho é musicista, musicoterapeuta e psicóloga clínica e atende à todas as idades.
   De acordo com Juliana, a música e os sons são utilizados num panorama terapêutico.Este panorama, tem como objetivo, potencializar os aspectos saudáveis, criativos e construtivos, num processo integrado de corpo, mente, emoção e espírito, com olhar clínico ampliado, não dando destaque somente nos aspectos patológicos e ou de dificuldades.
    Muitos trabalhos de Musicoterapia na área de saúde mental, demonstraram que a música e tudo que diz respeito à ela é de grande valia para pessoas com transtornos mentais, promovendo grandes mudanças na vidas delas.
       Recentemente, ampliaram -se  a intervenção da Musicoterapia, na área da saúde mental e chegaram aos menos privilegiados, em situação de risco total e exclusão, apesar da pouca iniciativa poe parte do Estado.
        Graças à iniciativa de grandes profissionais Musicoterapeutas engajados politica e socialmente , hoje contamos com coletivo de mulheres , de famílias refugiadas, moradores de ruas, centro de tratamento de dependência química e atualmente , nos atendimentos do SUS , como parte de procedimentos integrativos.
         Mas, a atuação dos Musicoterapeutas, vai mais longe. Pode ser preventiva também. Porque o acesso à música , ao estudo da música de maneira formal e também de forma auto - didata, traz grandes benefícios. Estudos comparativos entre músicos e não músicos apontam diferenças significativas no processamento de elementos sonoro -musicais, assim como para aspectos outros cognitivos e afetivos importantes relacionados à memória e à atenção.
            Em Musicoterapia podemos alcançar a vivência no material sonoro -musical, um amplo espectro das experiências humanas. Por meio de materiais e técnicas utilizadas no processo musicoterapêutico.
            A Musicoterapia é considerada uma atividade clínica , desde a época das Grandes Guerras, especialmente na primeira, onde os soldados puderam ter contato com a música que tocavam para eles.
             No Brasil, temos curso de formação desde 1970, graduações, pós e especializações, São reconhecidos pelo MEC. E o aluno formado pode exercer sua capacitação com capacidade para tal. Existem as Associações de nossa classe, que trabalham para que a profissão seja respaldada por profissionais sérios e de boa formação que ajudam a fiscalizar as formações no país e a União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM) é a responsável por cuidar do registro de todas as formações no Brasil.
                  Todas as pessoas podem se beneficiar da Musicoterapia, a não ser que sofra de algum distúrbio ocasionado por estímulos sonoros, ou mesmo que não simpatize com música ou mesmo se o profissional perceber com seu feeling, percebe que o paciente teria uma melhora ou melhor aproveitamento com outro tratamento, que então o fará com todo cuidado.
                 A diferença entre musicoterapia com o processo educacional, é que na educação o objetivo maior é o aprendizado de um repertório, de uma técnica , ou de um estudo que resultará numa somatória de aquisições. E na Musicoterapia, é o acompanhamento de um grupo, ou de pessoas no sentindo de ajudar a acompanhar alguma questão que está impedindo o seu desenvolvimento mental, emocional ou físico.
                                    ¨¨Todos nós precisamos amar a nós mesmos, este é um grande começo de um caso de amor¨.




  




Nenhum comentário:

Postar um comentário