quinta-feira, 31 de agosto de 2017

                      Dicas simples para evitar doenças no inverno
   
   Nas estações mais frias do ano, aumenta os casos de gripes, resfriados e problemas respiratórios. Os órgãos das vias respiratórias são os mais afetados pelas doenças de inverno, principalmente a garganta, o nariz, os ouvidos, os brônquios quando a situação complica, a infecção chega aos pulmões, com as terríveis pneumonias.
      Gripes: que são transmitidas por vírus. A grande ameaça à nossa saúde é a gripe, nesta época de frio que é transmitida por vírus. A gripe comum ocasiona sintomas como dor muscular , febre alta , tosse e coriza. A transmissão do vírus da gripe ocorre em ambientes fechados e pouco ventilados, pois nestes ambientes o vírus circula , pela falta da abertura de janelas.
        O cuidado com os idosos e com as crianças deve ser redobrado, pois o sistema imunológico delas é mais frágil.
            Mas é possível não ficar doentes nestas estações mais frias, se ficarmos espertos nas informações principais, como: estarmos sempre bem hidratados e alimentados, evitarmos contato com pessoas  gripadas, evitarmos ambientes fechados, lavarmos as mãos várias vezes ao dia e higienizá-las com álcool em gel, evitarmos aglomerações de pessoas, não compartilharmos talheres, copos, pratos e outros objetos pessoais. Se tossirmos ou espirrarmos, devemos usar lenços de papel, devemos hidratar e lavar o nariz com soro fisiológico, mantermos a casa limpa e arejada, bebermos muita água mesmo se não tivermos sede. E praticarmos esporte, desde que tomemos muito suco ou água.
          Além do resfriado, que podemos contrair, ainda estamos sujeitos à várias outras doenças, como rinite, sinusite e laringite. 
              Rinite, se caracteriza pela irritação no nariz, com coceira, espirros sucessivos e congestão nasal, inflamando a mucosa do nariz, pois se instala a alergia. Por isso, devemos evitar lugares fechados, com acúmulo de poeira e mofo.
              Sinusite, se caracteriza por dores de cabeça, no rosto, tosse, com presença de coriza ou não . E ocorre a inflamação ou infecção dos seios da face , cavidades dos ossos do rosto e ao redor dos olhos e do nariz. É necessário para tratá-la a ingestão de antibióticos, pois pode se tornar uma doença crônica. E a poluição, ajuda a piorá-la, assim como o cigarro. 
              E por fim , a laringite, que é fácil de contrair nestes períodos mais frios, que se localiza na laringe, nas cordas vocais. Os sintomas são a rouquidão e tosse seca, que no período noturno, aumenta. O fumo, os gritos e as bebidas geladas pioram a doença.
                Portanto, se formos prudentes, poderemos gozar um inverno com saúde e sem tomar medicamentos, que certamente farão mal para nossas vidas e também serão onerosos aos nossos bolsos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário