sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Vamos aproveitar as regalias das frutas da nossa primavera!
   
   O Brasil é rico em frutas,muito gostosas e salutares, elas trazem muitos benefícios para nossa saúde. São ricas em minerais e vitaminas , tem baixo teor calórico e possuem fibras. E para poder usufruir mais delas, é necessário respeitar a sazonalidade delas, para garantir produtos mais baratos e com menos agrotóxicos.
    Entre as frutas da estação se destacam: amora, jabuticaba
 acerola, pêssego, morango, nectarina e laranja.
    Amora, esta fruta veio da Ásia, mas cresce muito bem no Brasil. Os seus frutos possuem vitaminas C, A e do complexo B, além as,do mineral silício, que estimula as proteínas de sustentação. Tem também potássio, por isso que está fazendo sucesso entre os esportistas. É fonte de pectina, tem efeito laxativo, prepara-se geleias maravilhosas com este fruto, xaropes, compotas, sorvetes, tortas e licores.
    Jabuticaba: é nativa brasileira e a mais conhecida espécie é a sabará, dulcíssima e por isso mesmo muito saborosa. Como sua casca é rica em fitoesterol,  possui propriedade antioxidante  e sendo assim ajuda no combate aos radicais livres  e também tem pectina  que é importante para a regulação intestinal e que exerce efeito favorável no combate ao colesterol. E na polpa, possui ferro, fósforo, vitamina C e niacina.
     Acerola: Por possuir grande quantidade de vitamina C é muito importante para o sistema imunológico. Tem também betacaroteno e vitamina A.
      Pêssego: É uma fruta que veio da China e tem bastante oxidantes, luteína, beta caroteno e zeaxantina  que são auxiliadores para alguns tipos de câncer. E diminuem o risco de patologias oculares. Também possui vitamina E e C que tem ação imunoprotetora e niacina, vitamina do complexo B, que ajuda a produção de energia. Entre os inúmeros minerais existentes na fruta, destaca-se o potássio, manganês. E na cozinha é usado para tortas, bolos, sucos e mousses, etc
       Morango; Por ser doce, é uma das frutas preferidas. É uma grande fonte de vitamina C e potássio, inclusive possui baixo teor calórico.
       Nectarina: Possui vitamina C e carotenóides , que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres. Possui luteína, importante para visão e que auxilia para diminuir os riscos de doenças como degeneração macular e catarata. E os flavonóides  que possui podem ajudar na prevenção à agregação plaquetária , reduzindo o risco de aterosclerose. É rica em potássio, fósforo e ácido fólico.
          Laranja lima: É rica em vitamina C e muito benéfica para o sistema imunológico e auxilia na absorção do ferro. A vitamina C é recomendada aos fumantes, porque redução a secreção de cortisol, hormônio presente na resposta ao stress e com isso diminui-se a vontade de fumar. Por possuir muito pouca acidez, é recomendada às grávidas e crianças. Possui também, vitaminas do complexo B, potássio e fibras.
           Então, vamos à feira! Pois é ainda o melhor local para comprar as frutas mais saudáveis e com preços satisfatórios!




Nenhum comentário:

Postar um comentário