domingo, 15 de outubro de 2017

Celebração dos 300 anos da aparição Nossa Senhora da Aparecida

   2017 é o ano que se comemora o jubileu de 300 anos de Nossa Senhora de Aparecida, que teve sua imagem encontrada no ano de 1717 por pescadores do rio Paraíba do sul.
   Após tentativas frustradas para pegar peixes, João Alves, Felipe Pedroso encontraram os pedaços da estátua e uma quantidade abundante de peixes. Antes de levaram os peixes pescados para o banquete, levaram os pedaços para Silvana da Rocha Alves, esposa de  Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, que reuniu as duas partes com cera e a colocou num pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora, o milagre dos peixes pescados. Nasceu ali uma devoção, onde reunia todos os sábados os moradores da região para rezarem o terço e cantarem a ladainha.
Entre 1717 e 1732, a imagem peregrinou pelas regiões de Ribeiro de Sá, Ponte Alta e Itaguassu. Em 1732, Felipe Pedroso entregou a imagem a seu filho que construiu o primeiro oratório aberto ao público. E em 1744, devido a populari
dade da Santa, o vigário de Guaratinguetá, José Alves Vilela, construiu uma pequena capela. E em 1743, o vigário mandou um relatório para o  Bispo do Rio de Janeiro, enumerando os milagres atribuídos à Santa e em 1744, foi fundado Igreja e que  deu origem ao Santuário de Nossa Senhora da Aparecida. E dia 26 de julho foi realizada a primeira missa.
Já a pedra fundamental do novo Santuário foi em 10 de setembro de 1946. O projeto da nova basílica foi encomendado pelo Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, em setembro de 1947 ao arquiteto Benedito Calixto de Jesus. E a estrutura  e os cálculos de concreto armado eram de Paulo da Rocha e a construção começou no dia 11 de novembro de 1955.
   Este ano  a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, percebendo  a quantidade incalculável de pessoas que querem ir para lá, implantou uma nova rota turística , denominada rota da luz.Que serve de opção à via Dutra. 
   O percurso tem início na Estação dos Estudantes, em Mogi das Cruzes e passa por oito cidades: Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida. Segundo a Secretaria de Turismo foi feito este percurso pois a demanda de romeiros que caminhavam às margens de via Dutra era muito grande e perigosa para eles.
   O movimento na Basílica de Nossa Senhora de Aparecida foi tão grande que o estacionamento  teve que ser fechado ao meio dia, pois já não comportava mais carros, nem mesmo o sol forte, foi problema para os romeiros que já neste horário já eram um número de duzentos mil.
   NO horário do almoço, os romeiros foram surpreendidos por uma mensagem do Papa Francisco, no qual criticou a política do país e deu bastante incentivo ao povo brasileiro para que ele tivesse muita esperança e menos egoísmo.
   Foi uma comoção de pessoas, não somente em Aparecida, como no Brasil inteiro, o povo mostrou que a nossa vida é decorrente de sua imensa bondade e primor, que somente uma mãe tem com os seus filhos, nos ajudando e amparando à qualquer momento, precisamos do seu amor infinito para prosseguirmos firmes e fortes e com o Espírito Santo no coração, nos tornarmos blindados à quaisquer adversidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário