terça-feira, 21 de agosto de 2018

                             A aliança

   Aliança( anel ) aliança é um anel usado para simbolizar um compromisso e a união afetiva entre duas pessoas, em noivados e cerimônias de casamento.
   Este anel, aliança, surgiu entre os gregos e os romanos , provavelmente vindo de um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento.
  Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia( veia do amor) que estava diretamente ligada ao coração, costume carregado culturalmente até os dias de hoje.
  No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que a mesma não estava mais apta a outros pretendentes . A partir do século IX, a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre os casais cristãos.
      Muitas crenças nasceram então, como exemplo o fatos de que os escoceses dizem que a mulher que perde a aliança está condenada a perder o marido. 
        Composição
    Os anéis podem ser reproduzidos com a fusão de material metálico, como aço, ouro e prata, podendo fundi-los numa mesma peça, e podem ser compostos por diferentes materiais como pedras preciosas ou semelhantes.
       Aquisição
   As alianças podem ser encontrados como peças de joalheiras. Hoje em dia, é possível ainda comprar da fábrica, via internet.
   No início, estes anéis eram de ferro imantado. Eles acreditavam que um imã tinha o poder de atrair o coração humano , órgão que representa o amor. Por isso tiveram a ideia de usar anéis após a celebração matrimonial, com a função de atrair o coração do companheiro para sempre. O imã, em formato de anel, era usado no dedo anular da mão esquerda. O termo aliança ( berith em hebraico) possui o sentido de compromisso ou de pacto, o anel nupcial.
       Foi no livro de Orações Comuns (da igreja católica), que foi designada amão esquerda com a "mão do casamento", tradição reconhecida até hoje em todo o mundo. Outro fato interessante é que até o século XIII não havia aliança de noivado ou de compromisso.
      O Papa Inocente III declarou que deveria haver período de espera que deveria ser observado até o pedido de casamento e a realização cerimônia matrimonial. É por isso que existe um anel de noivado e depois de casamento. O primeiro anel de noivado que se tem notícia foi aquele dado pelo rei da Alemanha, Maximiliano I, a Maria Burgundy em 1447.
     No século XI, o noivado acontecia 12 meses antes do casamento e durante este período a noiva deveria ser fiel ao noivo, caso contrário seria chamada de adúltera e não poderia noivar novamente. Apenas no século XV, a aliança com diamante foi recebida por uma mulher. Surge também o primeiro beijo em público.
       Achei esta história muito interessante, pois toda mulher que casa, acha lindo usar aliança e obriga o marido a usar também, mas, o que muitas não notaram, é que a aliança também atrai as mulheres, ou vice-versa! Isto você que está lendo, observe, porque eu já fiz este teste!




Nenhum comentário:

Postar um comentário