terça-feira, 7 de agosto de 2018

                         Utilidades do vinagre
     
   Que o vinagre é imprescindível na cozinha, todas nós sabemos. Afinal, ele é útil na hora de conservar os alimentos, melhorar o sabor, temperar as saladas. Mas também pode ser um ótimo aliado na limpeza, pois possui uma alta concentração de ácido acético, que ajuda a desinfetar, desengordurar, eliminar odores e dar brilho.
      A grande estrela dos vinagres é o vinagre de maçã que por conter menos acidez é usado em tratamentos de beleza. Ele é um potente anti-inflamatório natural que possui em sua composição mais de 93 componentes nutricionais, vitaminas, sais minerais, enzimas, aminoácidos, pectina e betacaroteno. Rico em vitamina E, ele também é antidepressivo e um poderoso antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento da pele.
       Existem 11 utilidades para ele, no seu ritual de beleza:
      Banho revigorante: Depois de um dia estressante, tome um banho de banheira com um pouco de vinagre de maçã, se sentirá super revigorada!
  Adeus poros dilatados: O vinagre age como um adstringente natural para o rosto. A acidez do vinagre tem propriedades que ajudam a equilibrar o PH da pele o que o torna um ótimo tônico de limpeza. Basta misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã diluída em um copo de 300 ml de água. Esta combinação que pode ser usada diariamente e depois, utilizando um algodão, ajuda a reduzir o excesso de oleosidade cutânea e também a acne. Depois, é só passar seu hidratante habitual.
      Pele mais hidratada: Por possuir acido acético em sua composição, o vinagre tem o poder de manter a pele do corpo mais hidratada e lisa por mais tempo. A receita é: meia xícara de vinagre misturado ao seu hidratante corporal diário. Aplique depois do banho.
        Cabelos com mais brilho:
        O vinagre retira o excesso de xampu, condicionador e outros produtos. receita: Adicione quatro gotas de vinagre de maçã a 200 ml de água gelada. Após lavar os cabelos com xampu e condicionador, sempre retirando o excesso de produto corretamente, aplique a solução de água com vinagre em todo o cabelo, inclusive couro cabeludo. não é necessário enxaguar e isto pode ser feito a cada 15 dias.
   Limpa o couro cabeludo: Por possuir ações antifúngicas ajudam a prevenir e tratar doenças comuns que atingem nosso couro cabeludo como a caspa e a descamação do couro cabeludo. A receita é fácil! Basta misturar um copo de 200 ml de água filtrada com a mesma quantidade de vinagre.
    Manchas na pele: O Vinagre de maçã é um agente clareador natural da pele e pode agir minimizando manchas, especialmente as que aparecem de repente por causa do sol  ou da passagem do tempo. Para isso, coloque vinagre de maçã em uma xícara, corte uma cebola ao meio e mergulhe a superfície da cebola no vinagre, deixando de molho por 10 minutos. Após isso, pegue a parte da cebola e esfregue sobre as manchas, deixe agir por 10 minutos sobre a pele e enxague. Faça isto diariamente. O resultado deve aparecer em duas semanas.
       Desodorante e clareador de axilas: Você também pode usar o vinagre de maçã como desodorante. Além de prevenir o mau cheiro, ele também ajuda a clarear a  pele das axilas. Pode ser aplicado nas axilas, com a ajuda de um algodão.
        Coceira e ferimentos: Por sua ação bactericida restaura a acidez da pele e melhora a coceira e ferimentos. pode ser utilizado o vinagre puro no local ou diluído em água.
        Esmalte lindo por mais tempo: mergulhe as pontas dos dedos por um minuto em um copo de vinagre,com meio copo de água, antes de esmaltar as unhas.
       Pés sem chulé: Misture 2 partes de água com 1 parte de vinagre e deixe de molho. Pode adicionar 3 gotas de algum óleo essencial que você goste para ficar perfumado. Deixe os pés de molho por 15 a 20 minutos.
     O fim dos fungos nas unhas: Misture duas partes de água com uma parte de vinagre e mergulhe os dedos por 15 minutos a cada dia.
      



















Nenhum comentário:

Postar um comentário