sábado, 1 de setembro de 2018

   Candidaturas de mulheres atingem 30% do total mínimo exigido pela lei

   População feminina corresponde a 51% dos brasileiros.
   O número de mulheres registradas pelos partidos para as eleições deste ano ficou próximo ao mínimo exigido pela lei.Segundo dados do TSE, as mulheres representam 30,7% dos pedidos de registro para a disputa de cargos. Ainda, não foi feito o balanço atualizado do TSE, mas mesmo assim, dá para se perceber que a mulher continua em desvantagem, apesar de existirem mais do homens, continuamos em minoria na política.
  Em todo o mundo, análises parecidas retratam que as esferas do poder são esferas do sexismo. A maioria das posições de poder em governos , empresas, clubes ou associações é ocupada por homens. Trata-se de um retrato do patriarcado que normaliza a condução das decisões por homens, seja no âmbito social , pessoal, econômico ou político.
  No Brasil, existe uma resistência à presença de mulheres, ou melhor no mundo inteiro, no que se refere a palavra Poder.
  A participação e a representatividade da mulher encontram obstáculos em diversos aspectos e três podem ser considerados como centrais: os próprios partidos, a mídia e a sociedade.
 Uma pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão revela ainda que os partidos geralmente não investem no crescimento de mulheres dentro dos seus quadros e convidam candidatas com poucos meses antes do início da campanha, o que demonstra baixo interesse em chances reais de vitória feminina nas urnas.          
 Mídia e sociedade: O senso comum e a mídia também influenciam muito na dificuldade persistente de se ter mulheres em cargos políticos. O ineditismo da eleição de uma mulher para a presidência em 2011, poe exemplo, trouxe discussões emblemáticas sobre a situação da mulher em relação ao poder. Foram vários estereótipos desqualificadores da capacidade das mulheres lançadas por Dilma Rousseff. O que não poderia ser diferente, pois temos que ter uma mulher que nos represente bem! E que não temos.
 Eu gostaria de que realmente aparecesse alguma mulher, que posso nos representar e nos ajude a ocupar o nosso espaço real e verdadeiro na pol´tica e na vida em geral.










Nenhum comentário:

Postar um comentário