quarta-feira, 27 de junho de 2018

     Por que torcer pela seleção brasileira? porque o golpe não pode roubar nossas paixões?
  Não    podemos deixar os paneleiros nos roubarem essa paixão, não podemos lhes dar o monopólio da cor amarela.
       O país vive uma crise política sem precedentes. A presidência foi aviltada por um corrupto notório que, não se explica o porquê, é blindado de acusações comprovadas que lhe são feitas há quase dois anos. A economia não se recuperou. O desemprego não caiu, As garantias de um estado democrático de direito estão longe de serem realidade. O candidato que o povo quer na presidência está preso e os esforços dos golpistas para impedir sua candidatura são flagrantes.
      E vai começar a Copa do Mundo. Cujo nome oficial é Copa do Mundo da FIFA, que vai ser transmitida pela Rede Globo, maior apoiadora de todos os golpes, que vai ser disputada pela seleção brasileira de futebol, liderada por Neymar, acusado de sonegação de impostos e que tirou Aécio Neves,coordenada pela CBF, afogada na lama da corrupção e de denúncias internacionais, patrocinada pelo Itaú, que lucra com todas as crises e que veste camisa amarela, da cor do pato, oficialmente adotada pelos paneleiros em seu surto coletivo de ignorância.
     Eu sei de tudo isso.
     Mas eu ando pela cidade e vejo bandeirolas verdes e amarelas penduradas nas ruas, a bandeira do Brasil pintada no asfalto. Não foi Michel Temer que mandou pintar. Vejo o trabalhador no Buteco ma hora do almoço comentando animadamente os esquemas táticos, melhores atacantes, maiores perigos de cada equipe. Escuto sem querer no ponto de ônibus o pessoal mandando aquele audío  do Zap combinando churrasco que vai fazer no dia 17 para assistir a estréia do Brasil.
     No fundo é normal a elite desacreditar, o mudial porque na falsa preocupação com a alienação do povo está o desprezo pelos gostos populares. A frase mais repetida é aquela que diz¨Enquanto você grita gol, o Brasil vai para o buraco¨, Pois é o Brasil está realmente num caminho sombrio, mas ele continua neste caminho sombrio enquanto você almoça, enquanto você aprecia uma cerveja artesanal, enquanto você lê Brecht, enquanto faz psicanálise, enquanto você tira um tarô, enquanto você vai ao teatro, enquanto você ouve Beyoncée, enquanto você dança, enquanto você faz xixi. Nada disso desautoriza ninguém. Todo mundo tem direito aos seus divertimentos. Não tentem azedar a alegria do povo de estar junto e curtir a copa, até porque não vão conseguir, só vão azedar ainda mais a si próprios.
    Então eu vou assistir os jogos do Brasil, torcendo muito. E continuo na luta . Porque a copa é a cada 4 anos, a luta é todo dia.
       Esta opinião é de um jornalista, como eu e eu não coaduno, mas coloquei porque existe bastante gente que pensa como ele. A seguir colocarei uma opinião contrária, que eu compartilho.
        Antes de começar essa crônica, quero deixar bem claro que ela expressa somente a minha opinião, não sendo a opinião do site ou de qualquer outro participante deste.
         Por que não vou torcer para o Brasil ganhar a Copa
        Nunca fui uma fã de futebol. Gosto mesmo é de festa, da comemoração, depois de algum campeonato. E sempre torci para o meu país no maior dos campeonatos,a Copa do Mundo. Mas esse ano vai ser diferente.
         Não quero que o Brasil ganhe! Não consigo torcer, depois de tantos absurdos para esta Copa acontecer aqui. Tanto dinheiro gasto, num país pobre.
          Sim, somos um país pobre!
          Não consigo torcer, vendo tantos desvios de verbas, preços superfaturados, obras desnecessárias. E porque não nos manifestamos antes? Porque simplesmente os governantes falaram que os gastos seriam subsidiados pela iniciativa privada e agora, nas vésperas do evento, descobrimos que era só mais uma mentira, no meio de tantas. E nós, os brasileiros na sua imensa maioria, precisamos urgentemente aprender a não deixar as coisas para a última hora.
           Nestes dois últimos meses, passei por 3 aeroportos de cidades sedes. Galeão, no Rio, Pampulha em BH e aeroporto de Brasília. 3 Fiascos! 3 obras inacabadas!
              Fico vendo turistas estrangeiros chegando e constatando que o país é uma zona mesmo, como se fala lá fora.
                 E se o país vencer esta Copa? Este governos que aí está, usará isto de todas as formas. Tirando partido desse amor que a maioria dos brasileiros tem por uma bola. Bom, eu não compactuo com este amor.
                  Eu não quero ver isto ser usado por um governo que prometeu ética na política acima de qualquer coisa e chegando ao poder, nos mostra o pior lado dela. O lado da falsidade, do engano, dos desmandos, dos conchavos!
                  E fico por aí, torcendo pelos nossos queridos irmanos argentinos.
                   E já que eu sou brasileira e no fundo sempre torcemos, torço pelos nossos vizinhos, que a muito aprenderam a se manifestar e cobrar seus direitos, coisa que estamos aprendendo só agora.
                 E mesmo achando o Pelé melhor atleta que o Maradona, com o Argentino eu me sentaria e tomaria umas Quilmes e comeria uns chorizos Portenhos num bar, coisa que eu não faria com o rei da bola brasileiro.
               ¨Depois dos filhos paridos e crescidos, voltei para a Faculdade e me formei em Gestão Ambiental. Como sou leitora compulsiva acabei me aventurando a escrever e me apaixonei.
                  Agora, quando algo me fascina ou incomoda, so sossego quando coloco no papel¨. Quem escreveu, na Copa anterior, a que foi realizada no Brasil, foi Soraya Campos. 
                  O Brasil, continua nas últimas, na UTI. E o povo continua torcendo e o Brasil indo para o buraco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário