sexta-feira, 15 de junho de 2018

            História da Copa do Mundo
    
   A Copa do Mundo é uma competição internacional organizada pela FIFA ( Federação Internacional de Futebol) a cada quatro anos. A Copa passou a ser realizada em 1930, com a primeira competição sediada no Uruguai. A escolha da nação sede é determinada em eleições feita pela própria FIFA.
    A Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos do planta e a cada quadriênio bilhões de pessoas assistem aos jogos realizados. As edições de 2010 ( que ocorreu na Africa do Sul ) e  2014 ( que ocorreu no Brasil ) contaram com cerca de 3,2 bilhões de espectadores, segundo dados da FIFA. A final da Copa de 2014 registrou sozinha , aproximadamente 1 bilhão de espectadores.
   A organização de uma Copa do Mundo também acarreta gastos expressivos, isto se deve em parte as altas exigências por conta da FIFA. A Copa de 2014, a que foi sediada no Brasil, acarretou um gasto de 8 bilhões.
    A primeira Copa aconteceu em 1930, após muitos anos da tentativa  de se organizar uma competição mundial de futebol. Este início, esta intimamente ligado ao surgimento da FIFA e sua atuação na popularização do Futebol e na profissionalização do Futebol. 
    A Federação foi fundada em 1904 e contou inicialmente com a adesão da Bélgica, Dinamarca, Holanda , Espanha, Suécia e Suíça.
     Os primeiros passos no sentido de se criar uma competição como a Copa do Mundo foram realizados por um dos idealizadores da FIFA, o holandês, Carl Anton Wilhelm Hirschman, porém o grande responsável pelarealização da primeira Copa do Mundo foi Jules Rimet, presidente da FIFA por mais de 30 anos.
       A definição da sede da primeira Copa do Mundo foi em 1929, após vários debates. Participaram dele: Hungria, Itália, Espanha, Suécia e Uruguai. E a escolha pelo Paraguai se deu em um congresso em Barcelona. 
      A decisão é atribuída a vários motivos, desportivamente, o Uruguai representava a maior potência futebolística e já era bicampêao olímpico na época. Em relação à parte finaceira, o Uruguai se comprometeu a paga a despesa de cada esportista e construir estádios.
  A primeira Copa do Mundo teve a participação dos seguintes países: Bélgica, Romênia, Iugoslávia, França, EUA, México, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai e este confirmou seu favoritismo derrotando a Argentina no final por 4 a 2. A participação brasileira foi modesta, sobretudo porque havia um racha entre paulistas e cariocas- assim, quase todos os convocados paulistas boicotaram a Copa do Mundo e o Brasil acabou eliminado na primeira fase, após dois jogos ( derrota contra a Iugoslávia por 2 a 1 e vitória contra a Bolívia por 4 a 0.
   Com o passar do tempo e a popularização do esporte, a Copa do Mundo tornou-se um evento grandioso e que move uma quantidade astronômica de dinheiro.
    A Copa do Mundo, em seu modelo atual, organiza-se da seguinte forma: As 32 seleções são divididas em 8 grupos, cada qual com quatro equipes e as duas primeiras de cada grupo classificam-se para uma fase eliminatória. Assim as dezesseis classificadas disputam as oitavas, as oito vencedoras vão para as quartas, as quatro vencedoras prosseguem para as semi-finais e as vencedoras de cada semifinal disputam a grande final.






       












Nenhum comentário:

Postar um comentário