sexta-feira, 30 de março de 2018

           Origem da páscoa

   O significado da origem da palavra é do hebraico, ¨Pessach¨ que significa passagem, pois celebra o renascimento de jesus Cristo e sua ascensão ao céu dois depois da sua morte na cruz.(sexta-feira santa)
       O coelho da Páscoa
        Na verdade, o animal escolhido foi uma lebre e não o coelho. Desde a antiguidade que a lebre, cuja gestação dura um mês, era considerada a representação da lua, que neste mesmo espaço de tempo passa da escuridão da lua nova ao brilho da lua cheia. E era assim que, para os povos antigos, a última lua cheia após o equinócio de inverno determinava a data de páscoa.
        Existe porém uma lenda de que o coelho de páscoa era na verdade um magnífico pássaro que pertencia à deusa Eostre e que um dia se transformou em coelho. Mas como no seu interior, na sua alma, continuava a se sentir um pássaro , continuou, já como coelho, a construir o seu ninho e enchê-lo de ovos.
         Ovos de Páscoa
         A relação do ovo com as variadas culturas humanas é já ancestral. Desde o começo da humanidade, o ovo foi tido como a mais perfeita embalagem.
          Sabe-se que os sacerdotes druidas escolheram o ovo como seu símbolo. Os chineses tinham o costume de pintar os ovos de pata para celebrarem a vida que se inicia.
           No antigo Egito, Grécia, Pérsia e Roma, os ovos eram dados de presente para comemorar a chegada da Primavera e eram cozidos e comidos durante as celebrações. Estas culturas consideravam o ovo como o princípio de tudo, da vida.
          Mas a relação do ovo de Páscoa chegou à Europa, no século XV. Diz-se que os missionários e os cruzados que trouxeram para a Europa Ocidental o costume de dar os ovos na época de Páscoa de presente, que naquela época, eram pintados de vermelho, para simbolizar o sangue de Cristo.
         Os cristãos, rapidamente adotaram este costume e o ovo passou a ser o símbolo da páscoa, junto com o ovo..
           Por volta  do século XVII apareceram o s primeiros ovos de chocolate  e posteriormente, na década de 60, apareceram os ovos plásticos recheados de pequenos ovos de chocolate ou bombons.
           Apesar de ser uma festa que virou comercial, constatada na quantidade de ovos expostos nos supermercados, docerias e correlatos, é um momento de reflexão e que remete à existência de Cristo que deveria ter uma forte conotação religiosa.
                   Significado da Semana Santa
                   Domingo de Ramos
         Comemora-se a entrada de Jesus em Jerusalém. Os fiéis levam ramos para Igreja, para serem abençoados.
                   Segunda-Feira Santa
           Neste dia, se reflete o momento de descanso de Jesus, na casa de uma família que lhe era muita estimada , a casa de seu amigo Lázaro, de Marta e de Maria Madalena.
                  Terça-Feira Santa 
           É o dia, em que com grande tristeza, Jesus anuncia a sua morte, causando grande sofrimento aos seus discípulos. Anuncia também a traição e indica o traidor. Judas saí possuído por Satanás, para trair o seu mestre.
                   Quarta-Feira
            É o quarto dia da Semana Santa, no Evangelho deste dia, é nos apresentada a traição de Judas, descrevendo-nos como este foi ter com os chefes dos sacerdotes, a quem se ofereceu para trair Jesus. Aceita assim, trinta moedas de prata como recompensa da sua traição.
                   Quinta-Feira Santa
             É o dia da última Ceia de Jesus Cristo com seus Apóstolos, onde Jesus humildemente lavou os pés dos sus doze discípulos. É no momento do Lava-pés que Judas Iscariotes, sai para entregar Jesus em troca das trinta moedas de prata. Foi aí, que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o Santo sacrifício como sua eterna memória, e em seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem-se uns ao outros. Depois Jesus dirigiu-se ao Monte Getsêmani, tomou consigo três discípulos e começou sua agonia nos jardins, onde foi preso pelos judeus.
                É neste noite que Jesus é preso, interrogado  e ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja inicia a vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite.
                   Sexta-Feira Santa
               Relembra o dia que Nosso Senhor Jesus Cristo é crucificado. O seu corpo foi depois retirado da cruz e colocado no sepulcro cavado na rocha. Neste dia, é praticado o jejum e a abstinência de carne, em sinal de penitência e respeito pela morte de Jesus Cristo.
                   Sábado de Aleluia
                Jesus permanece no sepulcro, na vigília pascal, os fiéis ainda estão à espera, na esperança da ressurreição. Neste dia, inicia-se a Vigília Pascal, ao final do dia e termina com o amanhecer da Páscoa.
                   Domingo de Páscoa
                Dia da Ressurreição, onde Jesus se levanta de sua sepultura e vence a morte. É o dia do grande milagre! O dia em que Cristo volta à vida através de sua ressurreição de entre os mortos. É o dia em que se celebra a VIDA, o AMOR e a MISERICÓRDIA de DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário