terça-feira, 30 de maio de 2017

                                                       A PINTORA LEILA SAMADAR

   A pintura é uma técnica que utiliza pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície , atribuindo tons e texturas, esta superfície pode ser tela, papel ou parede. A cor é o elemento essencial na pintura. 

   A pintura faz parte da vida do ser humano desde o Renascimento, é uma das principais formas de representação e de nossos sentimentos.
   Leila Samadar, nasceu em São Paulo, em uma família de imigrantes que dava grande importância às várias modalidades artísticas, como música, artesanato e pintura. E por isso foi educada em um ambiente que valorizava a sensibilidade artística na formação de um ser humano.
   Leila se formou em Biologia, Pedagogia e Ciências e trabalhava na Prefeitura e quando mudou para Santos trabalhou na Rede Paula Souza. E quando se aposentou na Escolástica Rosa, mas paralelamente sempre gostou de desenho, trabalhos manuais, artesanato e pintura em tela. Por ter sido educada e estimulada a ter uma veia artística, é autodidata. Razão pela qual  tem gosto pela arte, trabalhar com sentimento. E com o tempo, foi se aperfeiçoando e foi fazendo cursos paralelos, curso na Escola Oficina, frequentou atelies e quando se aposentou começar a dar aulas de pintura para poder não só ensinar para as pessoas um pouco de seu conhecimento, como também externar o seu dom, recursos internos e se encontrar e dar felicidade à ela e aos alunos.
   De acordo com Leila, quando se trabalha numa tela, o que você vai fazer, qual a cor, como fará,o tipo de pincelada, faz com que a pessoa aplique o que aprendeu, o que faz com que a pessoa se sinta realizada; ¨a busca pela arte é uma alternativa para sair da rotina, ir ao encontro da beleza e da fantasia, nos faz repor as energias, garantindo o nosso equilíbrio físico e mental, é um momento seu, neste mundo tão materialista.¨
   Leila acredita firmemente que a arte melhora a auto-estima pois a pessoa se sente produtiva e feliz porque a pessoa descobre que consegue fazer uma coisa bonita, baixa o nível de angústia, diminui o stress e ensina a encarar as dificuldades do dia à dia de uma forma mais saudável e para ela é muito gratificante saber que pode contribuir para a felicidade de suas alunas e dela mesma. ¨faço aquilo que amo¨

   
   

Um comentário:

  1. Conheço a artista, e posso falar que trata-se de uma pessoa excepcional e de um talento impar.

    ResponderExcluir