quinta-feira, 31 de maio de 2018

                                     

   A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros, a procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a imagem do Corpo e Sangue de Cristo.
     Existem várias cidades com procissões tradicionais, como em Pirenópolis, Goias, que possui a tradição dos tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, em Castelo, no Espírito santo, onde as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos, assim com São Paulo, Minas Gerais e outros.

                                   Origem de Corpus Christi

     A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, em 1269. A Igreja Católica sentiu a necessidade de que as pessoas sentissem a presença real de Cristo.
      Conta a história, que existia um sacerdote chamado Pedro de Praga, que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração, veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando seu corpo e as toalhas do altar, sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois a parte da hóstia que estava entre seus dedos, conservou as mesmas características.
      O Papa Urbano IV pediu que os objetos fossem levados para Orviedo em uma grande procissão, e foi neste momento que a Festa de Corpus Christi foi decretada.
        Fonte: Calendário






  

Nenhum comentário:

Postar um comentário