terça-feira, 22 de maio de 2018

                      Santério ou Rosário 


    Em todas as aparições de Nossa Senhora, nas seis, ela nos pediu para rezar o Rosário todos os dias.
     Por séculos, ela sempre deu o mesmo conselho, rezar, tanto para solucionar problemas pessoais como também para obter mais facilmente as graças que necessitamos e a solução dos grandes conflitos da Igreja e as nações.
     Foi em torno do ano de 1200 que a Santíssima Virgem entregou o ¨Saltério¨ a São Domingos de Gusmão, prometendo que as perturbações vindas de uma heresia seriam afastadas se o povo rezasse o terço com ardor e devoção.
     Este ¨Saltério ou Rosário era composto por 150 contas em um cordão, constituindo um círculo para ajudar na oração das 150 Ave-marias em honra da Mãe de Deus. O resultado desta devoção, não demorou. A França que estava mergulhada em guerras e confusões de todos os tipos, voltou à completa paz. Todos sentiram a força das graças e fervor trazidos pela nova forma de piedade.
       Foi, contudo, no século XV que Nossa Senhora aprofundou suas promessas , aparecendo ao pregador Alano de la Roche e incitando-o a propagá-las a todo povo católico.
        Inicialmente divididos em 3 grupos de 50 Ave Marias, formando cada parte um Terço, contemplavam-se os Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos da vida de Jesus. E assim foi rezado durante séculos. Recentemente, porém, desejando  incrementar esta devoção para contrapor-se aos males modernos, o Papa João Paulo II completou estas meditações com os Mistérios Luminosos, contemplando a vida pública de Cristo antes de sua paixão.
         Como rezar o Terço
         Em nome do pai, do filho e do Espírito Santo. Amém
         Oração para antes do Rosário:
         Concedei-nos por intercessão da Virgem Maria, Mãe deDeus e nossa Mãe, as virtudes necessárias para bem rezar este rosário e a 
graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
          Credo
           Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor, que foi concebido do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à Mansão dos Mortos; ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à mão direita do Deus Pai, todo-poderoso, de onde há julgar os vivos e os mortos.
          Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na ressurreição da carne, na vida eterna, amém.
            Pai nosso que estais no céu, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal, Amém.
             Três Ave Marias         
             Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
             Glória
             Glória ao Pai, e ao filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e para sempre. Amém.
              Jaculatória recomendada por Nossa Senhora de Fátima
              ( a ser rezada depois de cada dezena do Terço)
              Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.
              Mistérios Gozosos
              às segundas-feiras 
               Quando rezamos o terço, Maria oferece-nos o seu coração e o seu olhar para contemplarmos a vida de seu filho, Jesus Cristo. (Papa Bento XVI)
               Mistérios Luminosos
               às quintas-feiras
               O Rosário é escola de contemplação e de silêncio. À primeira vista, poderia parecer uma oração que acumula palavras, portanto dificilmente conciliável com o silêncio que é justamente recomendado para a meditação e a contemplação.
               Na realidade, esta repetição ritmada da Ave-maria não perturba o silêncio interior, aliás, exige-o e alimenta-o. (Papa Bento XVI)
               Mistérios Dolosos
             Se não souberdes como rezar, pedi que seja ele mesmo que vos ensine e solicitai a sua Mãe celeste que reze convosco e por vós. A recitação do Rosário pode ajudar-vos a aprender a arte de oração com a simplicidade e a profundidade de Maria. (Mensagem do Papa Bento XVI aos Jovens da holanda)
              Mistérios Dolosos
              O que é de fato o Rosário? Um compêndio do Evangelho. Ele nos faz voltar continuamente aos cenários principais da vida de Cristo, como que para nos fazer ¨respirar¨ o seu mistério... Ao mesmo tempo, com o ritmo sereno da repetição Ave Maria, o Rosário tranquiliza a nossa alma e abre a graça que salva. ( Peregrinação ao Santuário Mariano de Pompéia, discurso do Papa João Paulo II) 
              Encerramento do Terço
              Agradecimento
               Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os idas recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomarmos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos abrigar, nós vos saudamos com um ¨Salve Rainha¨.  Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa , estes vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro mostrai-nos Jesus bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Deus.                                                         Eu, resolvi partilhar com vocês, como se reza um Terço, pois todos nós e o mundo precisa de orações!
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário