quarta-feira, 19 de setembro de 2018

   Como os hormônios afetam sua saúde

   Se você anda se sentindo triste ou nervosa ou mesmo cansada, pode ser culpa de seus hormônios. Quando há um dose maior de determinado tipo de hormônio no seu corpo alguns efeitos são sentidos principalmente no peso ou no humor.
   Os hormônios são como se fossem mensageiros que viajam através de nosso sangue, para todos os órgãos e tecidos de nosso corpo. Quando há muito ou pouco de algum deles, é necessário investigar e equilibrar a dose corretamente. As características e efeitos de cada um deles são: 
      Estrôgenio
   O estrogênio é o mais importante hormônio feminino, sendo responsável pela reprodução, menstruação e menopausa.
      Às vezes pode ocorrer algum desequilíbrio, aumentando os seus níveis principalmente quando há o uso de contraceptivos orais ou terapias de reposição hormonal, durante a menopausa, já o baixo nível de estrogênio acontece quando há má alimentação, determinadas doenças ou distúrbio da glândula pituitária que controla a liberação do hormônio nos ovários.
   Os sintomas de que algo está errado, incluem o surgimento de acne, queda de cabelo, prisão de ventre e mau humor. Níveis muito baixos podem levar a osteoporose, portanto é muito importante procurar o médico ou um ginecologista se houver algum destes indícios. É provável que ele receite alguns suplementos nutricionais ou vitaminas do complexo B. alimentação saudável e exercícios regulares que também ajudam bastante.
        Testosterona
     A testosterona é essencialmente um hormônio masculino, é o principal hormônio sexual em homens e mulheres, anabólico por natureza e que ajuda na construção de músculos do corpo.
       A produção correta de testosterona depende do estilo de vida da pessoas, que quer dizer dieta, nível de estresse, atividades diárias e exercícios físicos.
   Alguns especialistas dizem que comer muita carne, vivendo um estilo de vida sedentário e fumar podem levar a um desequilíbrio grave de testosterona. E quando isto ocorre, os homens tendem a desenvolver a andropausa precoce, com sintomas semelhantes aos de menopausa feminina.
      Os sintomas de que algo errado, tanto no homem quanto na mulher, incluem o ganho de peso, diminuição de libido, insônia e até mesmo depressão. Para os homens ainda há o risco de disfunção erétil e nas mulheres o surgimento de pelos em excesso e engrossamento da voz.
    Os níveis podem ser detectados com um exame que deve ser solicitado pelo médico. Para evitar e se prevenir, inclua uma dieta saudável e exercício regular no seu cotidiano. Isso já ajuda a testosterona a voltar a sintonia ideal.
     Serotonina
      Ela é responsável pela sensação de bem estar, ela ajuda a regular o humor, os ciclos de sono, o apetite e até algumas funções da memória.
  O desnível ocorre quando o cérebro não consegue produzir níveis suficientes do hormônio para regular de forma correta os níveis de humor e estresse.
     Drogas, medicamentos fortes podem contribuir para que isto aconteça. Além do mais, há uma relação direta do desnível do hormônio com a qualidade de vida da pessoa.
     Os baixos níveis podem acarretar depressão, enxaqueca, aumento de peso e insônia. Já os níveis muito altos podem acarretar confusão, sedação e diminuição de libido.
     Novamente é necessário consultar um médico para testar os níveis de hormônio, em casos gravíssimos, é possível que haja prescrição de antidepressivos.
    Para adotar um estilo de vida mais agradável, inclua a ingestão de alimentos ricos em triptofano( abacate, iogurte e carne de porco) e também comece a praticar atividades físicas.
      Cortisol
       Este hormônio é produzido pelas glândulas supra-renais e é responsável por ajudar a pessoa a permanecer saudável e cheia de energia. Ele também auxilia no controlo do estresse físico e mental.
       Estando diretamente ligado aos seus níveis de estresse, seu desiquilíbrio ocorre quando o organismo se vê em momentos de forte tensão. Assim ele libera naturalmente o hormônio para te ajudar a lidar com o que está acontecendo. O normal é que isto se estabilize para níveis normais depois, mas se em algumas pessoas o estresse for constante, o cortisol permanece em altos índices, prejudicando a saúde.
       Os sinais mais fortes de que há muito cortisol em jogo são as gastrites e úlceras estomacais, pressão alta, fadiga crônica e ansiedade generalizada. Por isso desenvolver formas mais suaves de lidar com o estresse é essencial para aqueles que tem índices altos de cortisol. Aprender a meditar e realizar técnicas de relaxamento são uma ótima maneira de colaborar com o seu organismo e deixar seus hormônios ma mais perfeita ordem.
        Fonte Eliana Lee

Nenhum comentário:

Postar um comentário