terça-feira, 18 de setembro de 2018

   As mulheres que estão fazendo história na Indústria Automobilística

   Elas ganham espaço no comando das empresas e ultrapassam preconceitos.
  O setor, automobilístico, historicamente um reduto dominado por homens, rende-se aos nomes femininos que vêm ganhando holofotes e ultrapassando os preconceitos. Que são: Ana Theresa Borsari, diretora geral da Peugeot, Citroen e Ds no Brasil. Tem 46 anos, advogada, formada pela USP, ingressou na Peugeot em 1995, passando por vários postos na empresa no Brasil até deixar, em 2010, o cargo de diretora de Marketing para iniciar carreira internacional. Foi diretora geral da Peugeot e Citroen na Eslovênia e comandou a Peugeot no sudeste da França. hoje: Ana Theresa retornou ao Brasil e tornou-se a primeira brasileira a assumir a Direção da PSA, que reúne a Peugeot, Citroen e DS, em 2005.
   Mary Barra, presidente Mundial da General Motors Company. Tem 56 anos, engenheira elétrica, formada pelo Instituto General Motors ( Kettering University) logo ingressou ma empresa como estagiária. Sua ascensão na companhia ganhou destaque em 2008, quando tornou-se vice-presidente Global de Engenharia de Produção. No ano seguinte, foi nomeada vice-presidente Mundial de Recursos Humanos, cargo que ocupou até 2011, quando foi nomeada vice-presidente executiva de Produtos Globais de Desenvolvimento. Hoje, primeira mulher a ocupar o cargo mais alto em uma montadora global, Mary Barra está, desde dezembro de 2013, à frente da GM. Ela foi considerada, em 2017, a executiva mais poderosa do mundo pela revista Forbes
       Alice Boler-Davis, Vice-presidente da Manufatura Global e Relações de Trabalho da GM. Tem 48 anos, formou-se em engenharia química pela Northwestern University em 1991. Ingressou na GM em 1994 como engenheira de Fabricação e ocupou diversos cargos nas áreas de Manufatura, Engenharia e Desenvolvimento de Produtos. Em 2012, foi promovida a vice-presidente de Experiência do Cliente, e dois anos depois, passou a comandar a área de qualidade de produtos em âmbito global. Hoje, desde 2016, Alice atua como vice-presidente executiva  Manufatura Global e relações de trabalho da GM e também membro do Conselho de Administração da GM Korea. Em fevereiro de 2018, tornou-se a sexta mulher a receber o prêmio de "Engenheiro Negro do Ano" por sua contribuição à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. 
       Linda Hasenfratz, diretora-executiva da Linamar. Tem 52 anos, é filha de Frank Hasenfratz, fundador da Linamar, uma das maiores fabricantes de autopeças do Canadá. Após se formar no Estern, ela se recusou a oferta do pai, apra trabalhar nos negócios da família.
      Ingressou na companhia em 1990, como operadora de máquinas. Assumiu a Diretoria de Operações em 1997. Hje, em 2002, tornou-se a chefe-executiva da companhia e, hoje, comanda a Produção em 13 países espalhados pela Ásia, América do Norte e Europa. Em 2015, foi incluída no Canadian Business Hall of Fame e venceu o Prêmio Nacional EY de Empreendedorismo em 2014.
       Trudy Hardy, vice-presidente de marketing da BMW da América do Norte. Formada em Ciência e Administração Comercial na Ramapo College, em Nova Jersey (EUA), Trudy Hardy também fez especialização em Comunicação Estratégica na Northwestern University. Trabalhou na Jaguar como executiva de Comunicação (1995-2001) e foi contratada pela BMW como gerente de Comunicação da Mini em 2001. Dois anos depois, assumiu a área de Marketing Pós-venda e, em 2005, foi promovida a diretora de Marketing- ocupando o mesmo cargo na BMW a partir de 2010. Hoje, desde 2013 ocupa o cargo de vice-presidente de Marketing da BMW norte-americana, comandando toda a área de Planejamento, Comunicação Externa, Mídia Digital e Marketing Digital.
      Elena Ford, vice-presidente de Comércio Global e Experiência do Consumidor da Ford. Tem 51 anos, nasceu em Nova Iorque e é bisneta do fundador da montadora, Henry Ford. Na área econômica é graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Nova Iorque. Entrou para a empresa da família em 1995, desde então, ocupou diversos cargos, como diretora de Marketing na América do Norte e diretora de estratégia de Negócios e Operação Internacional, dentre outras. Hoje, foi promovida a vice-presidente em 2013, primeira mulher da família a ocupar um alto cargo executivo dentro da companhia. responsável pelo setor de Marketing , vendas e Serviços, ela ainda atua nos conselhos do Instituto Josephine Ford Cancer e do Hospital Henry Ford.
         Linda Jackson, diretora executiva da Citroen. Tem 59 anos, tem MBA na Universidade de Warmick (UK), é britânica, mas atualmente seu nome está associado a uma marca francesa. Com início em 1977 na Jaguar, a executiva ocupou diversos cargos em Finanças e Vendas na MG Rover Europe entre 1977 e 2004. Foi contratada pela Citroen em 2005, onde atuou como diretora geral da Operação no Reino Unido e Irlanda. Hoje, assumiu o cargo de CEO da marca em junho de 2014. Foi eleita a britânica mais influente no mercado automotivo em 2017 pela Auto Express.
           Claire Williams, vice-diretora da equipe da Williams na F1. Tem 41 anos. Claire é filha do fundador da equipe Williams de fórmula 1, sir Frank Williams. Formou-se em Ciência Política, em 1999, na Universidade de Newcastle. Após a formatura, Claire tornou-se assessora de imprensa do circuito inglês de silverstone, passando a atuar na mesma função na equipe Williams no ano seguinte, Em 2010, tornou-se chefe de Comunicação e, em 2011, foi promovida a diretora de Marketing e Comunicações. Quando o seu pai, Frank, deixou o conselho do grupo Williams em março de 2012, Claire assumiu o posto de representante da família. Hoje, em março de 2013, foi nomeada vice-diretora da equipe de corrida Williams F1, mantendo a responsabilidade pelo marketing, comunicações e comercial. Em 2016 foi nomeada oficial da Ordem do Império Britânico. (OBE).

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