quinta-feira, 7 de setembro de 2017

             Constelação Familiar
    Constelação Familiar é um método psicoterapêutico fenomenológico, uma terapia holística que trabalha o corpo, o psico e o espírito, o todo. E como missionário, durante  16 anos na Africa do Sul, o alemão Bert hellinger que ao observar uma tribo, a Zulú, a maneira que esta tribo lidava com os conflitos e foi através destas observações e outras formações  e experiências que ele teve criou a constelação familiar sistêmica. Ela trabalha também com o campo morfo genético, a ancestralidade, quem venho antes de nós, nossos ancestrais.
        Esta terapia pode ser feita individual ou em grupo e pode ser aberta ou oculta. Ou seja aberta , quando a pessoa vai expor o tema que ela quer trabalhar e oculta, quando só o facilitador sabe a questão  que ela, quer trabalhar, a pessoa constelada. E as pessoas, que estão na constelação, não saberão a questão que está sendo trabalhada. Pode ser familiar, empresarial e institucional.
          Qualquer pessoa pode fazer esta terapia, desde que ela queira sair da sua zona de conforto. Porque é um processo que nitidamente, você vai perceber muitas questões.
           Como se trabalha sobre a família do constelado, precisam ter pessoas que representem o sistema familiar da pessoa, e esta pessoa se chama na terapia de escultura viva ou participante que é convidado  para representar seus familiares. E como se esta pessoa, neste momento tomasse a energia do familiar do constelado, aquele que levou a questão para ser trabalhada.
               Esta teoria é pautada no amor e portanto é uma terapia muito rica, onde se descobre muitas coisas e aprendizados. Esta teoria tem três pilares, as leis do amor: lei do pertencimento, todos tem o direito a pertencer, ninguém pode ser excluído, independente  do que é ou do que fez. a segunda, é a relação de hierarquia. Respeitar quem venho primeiro, o irmão  mais velho tem que ser respeitado. E a outra lei, é a de dar e receber, na mesma intensidade, tem que ser equilibrado para não ficar defasado. Qualquer desequilíbrio que haja em um dos três pilares, ocasionará a desorganização do sistema familiar e a quebra de um deles resultará em problemas no meio familiar. 
               Quem gentilmente me concedeu toda esta explicação foi Clayse Souza que é psicóloga que atende pelo seu contato 11949017330 e sua sócia Karla Oliveira 11985346586.
                  Acho, que toda tentativa de melhorar a vida e os relacionamentos devem ser considerados, portanto esta é uma terapia relativamente nova em nosso país e que deve ser considerada, alias, conheço pessoas que se utilizaram desta terapia e tiverem resultados surpreendentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário