O leite materno é o unico alimento que atende completamente as necessidades nutricionais do bebê: não tem contaminação, protege das doenças, favorece o desenvolvimento mental e nervoso, e é oferecido na temperatura ideal.
Nas primeiras mamadas o bebê recebe o colostro- substância que o protegerá de bactérias e viroses até completar aproximadamente seis meses de vida.
A amamentação deve ser prazerosa tanto para mãe como para o bebê. Caso a mãe tenha dificuldade, é importante procurar ajuda de um profissional de Saúde.
Para incentivar os pais a se envolverem mais no cuidado desse novo ser e ajudarem na amamentação, o Ministério da Saúde lançou um documento para orientar os pais e empresas sobre o benefício da licença paternidade estendida, que agora é de 20 dias.
Uma das dúvidas comuns entre as mães que amamentam é saber se podem tomar medicamentos. E o Ministério da Saúde orienta que as mulheres conversem com um profissional da Saúde para fazer uma seleção cuidadosa daquilo que utilizam, para que possam amamentar com segurança.
Umas boa alimentação da mãe é muito importante durante este período. Afinal, o leite materno é o alimento mais completo e indicado para o crescimento e desenvolvimento do bebê.
Em alguns casos, a criança nasce prematura, a mãe não consegue amamentar, pois a criança fica internada; mas mesmo assim precisa de leite para se recuperar e esta é a maior importância da doação de leite materno: ajudar a dar a vida para outros bebês.
A mãe que alimenta o filho não compra leite e fórmulas infantis, o que evita a produção de embalagens ( saúde do planta ). Por consequência, ela também não precisará fazer mamadeiras, evitando gasto de energia para esterilizar o alimento.
Os bebês até os seis meses de vida podem encontrar a vitamina A no leite materno. Com a introdução de alimentos para as crianças acima de seis meses, além do leite, a vitamina A pode ser encontrada no fígado bovino cozido e cenoura crua.
Dicas para amamentar: Tenha apoio para seu corpo, apoie seu seio, apoie seu bebê, alterne posições, troque de seio e relaxe: antes e durante a amamentação; pois isto tornará a experiência mais agradável e melhor para você e seu bebê.
A amamentação é uma oportunidade maravilhosa de criar laços e, com a pega certa, também será uma experiência prazerosa para você.
A experiência de amamentação é diferente para cada mulher e é normal ter dificuldades no começo. Quanto mais você amamentar, mais fácil será a cada mamada.
Fonte: Og.saude.gov.br
terça-feira, 20 de agosto de 2019
Porque o aleitamento materno deve ser feito
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário