Para muitas mulheres, a menopausa é muito mais do que o fim do ciclo fértil.
O período, que acontece normalmente entre os 45 e 55 anos, é marcado ainda por uma diminuição na produção de estrogênio( hormônio responsável pela distribuição de gordura corporal) fixação do cálcio nos ossos e pelo equilíbrio das gorduras no sangue.
Na menopausa, é comum que surjam alguns efeitos desagradáveis, como ondas de calor, insônia, ansiedade, ganho de peso, alterações de humor, dores de cabeça e lapsos de memória. Para amenizar estes sintomas, vale a pena, ingerir alimentos adequados como: gorduras boas, antioxidantes, proteínas, frutas, vegetais e fibras.
Pela diminuição da produção de hormônios, há um risco aumentado do desenvolvimento de osteoporose, caracterizada pela maior fragilidade dos ossos. Sendo assim, as mulheres devem ingerir alimentos ricos em nutrientes importantes para a construção e manutenção dos ossos em todos os períodos da vida: cálcio, vitamina D, vitamina K2, manganês, magnésio e fósforo. O cálcio pode ser facilmente encontrado na alimentação, como: kefir, queijo, gergelim, vegetais de folha verde- escuras e peixes, consumidos diariamente podem prevenir ou diminuir a osteoporose. Já a vitamina D, K2 e magnésio, normalmente devem ser suplementados.
quinta-feira, 15 de agosto de 2019
A mulher e a saúde na fase da menopausa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário