segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Gravidez

   A gravidez é um período muito especial na vida da mulher, pois um novo ser está em formação dentro do seu corpo. A gestante é submetida a grandes alterações fisiológicas e psíquicas durante a formação do feto e a sua reação pode ser determinante para que tenha uma gestação tranquila e para saúde do seu bebê. É indispensável que um médico obstetra acompanhe o desenvolvimento da gravidez,  pois muitos problemas de má formação podem ser evitados quando identificados a tempo. A gestante deve suspender definitivamente o uso de cigarros, bebidas alcoólicas, café, chá- preto e outros estimulantes.
   Alimentação: Use alimentos nutritivos e simples, que possam garantir bom sangue a si própria e ao bebê.
   Evite vinagre, frituras, condimentos irritantes, gorduras, enlatados, queijos e refrigerantes.  Às vezes é melhor fazer mais refeições durante o dia, comendo menor quantidade em cada vez.
   Devido às alterações hormonais e fisiológicas pelas quais passa o corpo da mulher, podem surgir alguns distúrbios que, normalmente,  são facilmente combatidos.
   Caibras: Geralmente surgem nos últimos meses da gravidez, quando a bolsa que contém i bebê pressiona as artérias  e veias do abdômen prejudicando a circulação sanguínea. Coloque uma bolsa de água quente debaixo da região onde as caibras ocorrem com mais frequência e faça fricções  locais com álcool. Tomar banho com água morna antes de deitar-se ajuda a prevenir.
   Gases e prisão de ventre: Por causa da ação de alguns hormônios a digestão pode tornar- se lenta, provocando a formação de gases intestinais e o surgimento de prisão de ventre e azia. As cólicas intestinais são às vezes confundidas com as contrações uterinas - a diferença entre uma e outra é que nas contrações uterinas, o abdômen fica contraído e endurecido. A prisão de ventre deve ser combatida rapidamente, pois pode degenerar-se em hemorróidas. Para combatê-la, não use laxantes.
   Náuseas e vômitos: Muito comum no início da gravidez,  geralmente desaparecem por volta do quarto mês. Para minimizar os efeitos do mal-estar, evite ficar com o estômago vazio por muito tempo; pequenas refeições a casa três horas podem ser melhores que refeições completas em intervalos normais.
   Se a ânsia for muito frequente, procure um médico.
   Sensação de cansaço e sonolência: Também comuns no início da gravidez,  resultam das alterações hormonais que ocorrem no organismo. Geralmente bastam um breve repouso, comer uma fruta ou beber um copo de suco natural, para fazer desaparecer a sensação ruim.
   Varizes: O aumento de peso da gestante, pode provocar o surgimento de varizes. Para prevenir, use meias elásticas apropriadas.
   Vontade frequente de urinar:  A pressão que o útero em crescimento faz sobre a bexiga, cria a sensação frequente de necessidade de urinar
   Depois do terceiro mês esta sensação costuma desaparecer, voltando ao final da gravidez quando a cabeça do bebê comprime a bexiga da mãe.
   Evite tomar líquidos à noite, antes de deitar-se. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário