sábado, 29 de outubro de 2016

O Instituto Neo Mama e o Outubro Rosa


O instituto Neo Mama foi criado em 2001 por Gilze Francisco, é uma ONG sem fins lucrativos que tem como função dar atendimento gratuito às pessoas  que possuem esta doença moradoras da baixada santista. Visa dar estrutura para elas enfrentarem a doença, como reabilitar e inserir a mulher acometida pelo câncer de mama para que ela tenha força e coragem para prosseguir desde o diagnóstico até a reintegração familiar, social e profissional. Outro objetivo também da entidade é a participação e divulgação da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

E o movimento popular Outubro Rosa é uma oportunidade única para que todos possam se sensibilizar com a causa.

  ( Gilze Francisco,Presidente do Instituto Neo Mama)


Calendarios de mulheres que tiveram câncer de mama, uma iniciativa para incentivar a auto-estima dessas mulheres, lindas.

O movimento popular internacional conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo mundo. O nome se refere a cor do laço cor de rosa que significa mundialmente a luta contra o câncer e incentiva a participação da população, entidades e empresas. Este movimento teve inicio nos EUA, onde vários estados tinham ações separadas até que houve a aprovação no congresso americano. Foi instituído então o mês de Outubro como o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa começou na ultima década do século XX, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação "Seesan G S Komen for the cure" e distribuídas aos participantes da primeira corrida pela cura, realizada em Nova York em 1990.
Não se sabe nem onde e nem quando os movimentos em prédios públicos, pontes e teatros começaram a ser iluminados,mas o primordial foi feito: a maneira mais rápida e eficaz, uma leitura visual para que este movimento se expandisse por todo o mundo afim de fazer a prevenção necessária contra o câncer que mais mata no mundo: o câncer de mama.
Em 2002, quando foio comemorado os 70 anos de revolução, surgiu por mulheres de militares, simpatizantes do movimento Outubro Rosa, a ideia de iluminar o Obelisco, mas segundo Gilze Francisco: não foi iniciativa do movimento Outubro Rosa e sim uma coincidência e quem financiou foi uma renomada empresa de cosméticos americana.


Para mim, Maria da Graça Suleiman (gata) além de ser de suma importância a prevenção do câncer através de exames ainda possuo um agravante. Minha mãe, foi acometida pelo câncer de mama, e está foi decorrência do fato de ter deixado sua saúde de lado, em 2º plano. Ficou 8 anos mais ou menos sem fazer as visitas obrigatórias ao ginecologista. E quando, depois de 8 anos de negligencia, o câncer já havia se alastrado pelos outros órgãos: ¨metástese", termo que se usa na medicina para dizer de forma complicada e diplomática, que o fim esta próximo! Portanto, se ela tivesse tido o cuidado com sigo mesma, fazendo as visitas necessárias ao ginecologista, isto não teria acontecido, pois  a prevenção teria sido feita. Uma vida que apesar de muito bem cuidada e atendida na Beneficência Portuguesa, onde era Sócia Benemérita, se foi! E se tivesse apenas morrido, fechado os olhos para a vida, sem sofrer e fazer nossa família padecer de tristeza, teria sido aceita com menos desgosto, apesar da dor. Mas os sofrimentos que os procedimentos quimioterápicos e radiológicos ocasionam são enormes, tipo vômitos, enjoos e perda de cabelo. A vida vale muito e uma mãe a minha se foi.
Uma perda irreparável, porque não foi feita a prevenção! Maria da Graça Suleiman (Gata).

Um comentário: