quarta-feira, 12 de outubro de 2016



Externato Madre Alix e Irmã Dinalva


Quem não conhece a irmã Dinalva, que está no Madre Alix desde 1970? Eu a conheço, pois estudei lá, como a estória é linda e que ela me contou., Eu irei compartilhar com vocês. 

Ela nasceu em uma cidadezinha mineira chamada Coluna, na região do vale do Rio Doce, que fica a 354km de Belo Horizonte. 

Para ir à escola, ela e seus irmãos tinham que andar vários quilômetros a pé. E frequentavam a Cruzada Eucarística ( comunidade ) presidida pelo Vigário Raul Melo. O qual realizava atividades, entre as quais a socialização das crianças, com brincadeiras e gincanas.

Neste momento, Dinalva, menina pré adolescente, foi encaminhada por Deus a entregar sua vida à ele. Porque, como ela mesmo disse que todo mundo pode fazê-lo, mas se não for de forma exclusiva, não há disponibilidade nem tempo para se dedicar a causa de Deus.  (Maria da Graça, 1973 (Gata) foto à direita)

Então o Vigário Raul Melo, comunicou à responsável pela instituição no Brasil, Irmã Aline, que Dinalva tinha desejo de ser freira. Porem, para realizá-lo teria que estudar. Como sua família não possuía recursos, foi enviada como interna  na Congregação Stella Maris em Santos. Sua mãe, quando ficou sabendo, não gostou. Pois Dinalva era a mais velha de cinco irmãos e tinha 13 anos. Porém seu pai falou: deixa ela servir a Deus! Se não for isso que ela quer, ela volta.

Quando Dinalva retornou à São Paulo, se formou no Instituto Pastoral e trabalhou em Comunidades de Bases e posteriormente se formou em Pedagogia na PUC-SP com foco em Orientação Educacional e Supervisão Escolar.

Ela iniciou sua vida no Madre Alix, em 1970, com 18 anos, como estagiária. E por ter sido extremamente primorosa e eficiente foi aceita, onde permanece até hoje. Só que agora, já está aposentada como professora e trabalha como voluntária. 

"Servir! União mais forte com Deus, estar disponível e ser útil"  Irmã Dinalva Ferreira Damas.

Um comentário:

  1. Uma correçao . InicieiI meus estudos no então Externato Madre Alix em 1965, no Jardim da Infancia. Irmã Dinalva foi minha professora no Pré Primario em 1966.Portanro muito antes de 1970 Irmã Dinalva ja trabalhava no Madre Alix. Sou Maria Beatriz de Faria Linardi Espinosa

    ResponderExcluir