terça-feira, 28 de novembro de 2017

              O APRENDIZADO DA LÍNGUA FRANCESA

   todo mundo que me conhece, sabe que sempre estou à procura de mulheres que façam a diferença, pela beleza interna, inteligência e persistência. Não somente para trazê-las para vocês, como também para eu me tornar uma pessoa melhor e mais plena.
  Flávia Guerreiro é uma dessas mulheres, bonitas por dentro e por fora, batalhadora como já diz o seu nome e culta. Se formou em Designer de Interiores e foi para França onde estudou na Université de Paul Verlaine, atual Université de Lorraine na cidade de Metz e depois se aperfeiçoou na cidade de Nice e Marseille.
  Saber outro idioma, está sendo imprescindível, não só profissionalmente como também para se obter uma cultura melhor.Inclusive, como disse Flávia o francês auxilia no apredizado de outras línguas latinas como o italiano e espanhol.
      Flávia pensa que o Francês apesar de ser muito bonito, para nós brasileiros aprendermos, temos algumas dificuldades. Exemplificando, existe um problema para pronunciar algumas letrasdo alfabeto como o B, E, G, J, R , U, pronúncias de sílabas  como do AU e do OU, o som do E, É,  È e do som do EN e IN, e a letra S no final da palavra que ode ser pronunciada ou não.
       Mas como continua Flávia explicando, graças a Deus existem regras para isso, inclusive a da ¨ligação¨, quando uma palavra terminada em S é seguida por outra começada por vogal ou H mudo, via de regra o som do S , vira Z, ligando uma palavra à outra. Exemplo: ils ouvrent( il-zuvre). E de acordo com ela, o grande segredo é fazer uma ginástica com a boca, para se obter uma grande pronúncia. E minha filha, Júlia, que está na França, quando perguntei, ela  disse a mesma coisa, se você não fizer este grande ginástica, a pessoa não entende, mas estou falando a mesma coisa que ela e mesmo assim, não entende. Agora, Júlia disse, se você fizer um bico, mexendo bem a boca se torna inteligível!
      A melhor forma de aprender uma língua, de acordo com Flávia é incorporá-la no seu cotidiano, pois a cultura francesa: Coco Chanel, Simone de Beauvoir, Paul Sartre e grandes peças de Teatro com a gata Borralheira, além dos Grandes Chefes de Cozinha, tipo Paul Bocuse, são imperdíveis e todos franceses.
      Portanto, não é difícil de aprender, basta ansiar pela cultura e ler bastante e fazer bico! Isto sou eu que estou dizendo que estudei na Suiça, no Chateau Beau Cèdre. E que apesar disso, como sou professora de Inglês, esqueci grande parte, E como conheci esta moça linda, terei a honra de ter aulas de francês com Flávia, com o intuito de relembrar a grande língua francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário