quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Os imigrantes


   A Oficina do livro, foi fundada em 2001 por Sílvia Bruno Securato, Mestra em Ciências da Religião pela Puc, com o intuito de produzir livros úteis à sociedade, tendo como foco principal a mulher.

  A grande contribuição da Editora foi conseguir de uma maneira simples e clara, aproximar o autor do leitor., além de propiciar oportunidade aos novos escritores de publicar de forma barata seus livros.

  No sábado passado, dia 5 de novembro, foi comemorado o dia do imigrante. E por isso, na segunda-feira, dia 7 de novembro, a Oficina do Livro Editora lançou o livro ''Imigrantes, heranças que deixaram marcas'', na livraria da Vila no Shopping JK Iguatemi. Com coordenação de Sílvia Bruno Securato e prefácio de Therezinha Sampaio Rocha.

  Este livro Imigrantes é composto de narrações de 26 coautores que contam de maneira simples o cotidiano de seus ancestrais. " O objetivo do livro é homenagear os nossos antepassados e perpetuar o seu legado, registramos nessa obra alguns traços herdados da cultura de diferentes povos que deixaram aqui suas marcas: hábitos e costumes, variedades gastronômicas, músicas e danças entre outras particularidades",Sílvia Bruno Securato.

















  Entre os 26 coautores, encontra-se Brunella Armentano, que de acordo com ela foi buscar nas entranhas, detalhes perdidos que deixaram profundas raízes, costumes que estão no dia-a-dia, na culinária e na bagunça de viver em família. " Só escrevendo esse livro, me dei conta do legado que absorvi da cultura italiana e que, intuitivamente repassei às minhas filhas e repasso às minhas netas.
Escutá-las cantando músicas italianas que ensinei a elas é de uma satisfação indescritível.

                                                             (Brunella Armentano)

  A próxima obra será " O quanto dela trago em mim". Mas especificamente, sobre o quanto cada um de nós traz de nossas mães e / ou avós. Confira no site www.oficinaeditora.com.br


Imigrantes



  Convictamente, nenhum brasileiro tem sangue genuinamente brasileiro. Pois somos uma mistura de várias raças: portugueses, espanhóis, italianos, libaneses, franceses entre outros.

  Em 2015, 120.000 estrangeiros deram entrada em nosso país.haitianos, que lideram o ranking 14.535, seguidos de bolivianos 8.407.

  Está internacionalização é um fato e num horizonte cultural linguístico, para o Brasil, é uma riqueza de encontro de povos, de cultura de línguas diferentes.

  A contribuição é muito vasta. No Brasil ela pode ser detectada inclusive na gama enorme de receitas nos nossos restaurantes: portugueses, espanhóis, italianos, libaneses, franceses entre outros. Quem não adora uma pizza ou uma esfiha?

  A miscigenação é um fato no nosso país, que gera resultados formidáveis. A mistura das raças só engrandece!

  Meu avô



  Meu avô, Ibrahim Hadj Haidar Sleiman, nasceu em Bdnain, no Líbano. Portanto, tenho no meu sangue o espírito festeiro dos libaneses, o encanto de promover reuniões de fazer comida e de inclusive ficar chateada quando alguém não quer provar de iguarias feitas por mim.

  Herdei também dele, uma vontade férrea de realizar meus sonhos.

  E para finalizar contarei uma estorinha, que está sendo repassada à décadas à nossa família. " Há uma velhinha, que na ocasião passava de bonde (depois readaptando à nossa realidade) vinha de ônibus, depois de metrô e agora de jato. Ela passou e deu tchauzinho! quem a viu retribuiu o cumprimento! E quem não, dançou! A velhinha, como dizia meu avô, era a oportunidade". Maria da Graça Suleiman ( Gata)

6 comentários:

  1. Escreve esse livro foi um experiência incrível e ser entrevistada por Graça no seu lançamento foi uma honra

    ResponderExcluir
  2. Adorei o livro. Muito bom conhecer parte da história da Brunela contada de uma forma muito gostava de ler. A cada relato, cada detalhe, as vezes parecia que escutava a D. Frederica pelo brilhantismo que foi contada a história.
    Parabéns! Excelente leitura. Recomendo!
    Parabéns a todos os co-autores do livro!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o livro. Muito bom conhecer parte da história da Brunela contada de uma forma muito gostava de ler. A cada relato, cada detalhe, as vezes parecia que escutava a D. Frederica pelo brilhantismo que foi contada a história.
    Parabéns! Excelente leitura. Recomendo!
    Parabéns a todos os co-autores do livro!

    ResponderExcluir
  4. Privilégio de ser incorporado para transitar nos jardins de Brunella & Menoti! O livro dedicado caiu no meu colo e agora está no coração. O que este casal exemplar toca vira mel.

    ResponderExcluir