quarta-feira, 10 de maio de 2023

A Rainha do rock nos deixou!

  A nossa rainha do Rock, Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história do Brasil, morreu nesta segunda-feira,  dia 8. Rita foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamento contra a doença. 
   A família da cantora divulgou um comunicado nas redes sociais dela " Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência em Sao Paulo, Capital, no final da noite de segunda-feira,  cercada de todo o amor de sua família,  como sempre desejou". O velório será aberto ao público,  no Planetário do Parque Ibirapuera,  na quarta-feira, das 10 às 17 horas.
   Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, dia 31 de dezembro de 1947. Aos 16 anos, Rita integrou um trio vocal feminino,  As Teenage Singer e fez apresentações amadoras em festas e em escolas. 
   O cantor e produtor  Tony Campello descobriu as cantoras e as chamou para participar de gravações  como backing-vocal. 
   Em 1964, ela entrou em um grupo de rock  six sided rockers, que depois de algumas mudanças deu origem aos Mutantes em 1966. O grupo foi formado inicialmente por Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee, os quais foram fundamentais no Tropicalismo e se tornaram o grupo brasileiro com o maior reconhecimento entre músicos de rock. Quando Rita Lee terminou o casamento  com Arnaldo Baptista,  saiu dos Mutantes. A carreira, após isso, tomou forma com o grupo Tutti Frutti. A partir  de 1979, começou a trabalhar em parceria com o marido Roberto de Carvalho, quando se firmou na carreira solo. Ela era uma cantora popular antes e depois do gênero se tornar um fenômeno comercial no Brasil em meados  dos anos 80. Em 2012, parou de fazer shows, alegando fragilidade física,  mas não dá música, continuou a fazer álbuns,  no total 40, sendo 6 dos Mutantes e 34 na carreira solo.
   Em 2016, lançou sua autobiografia e vários outros livros e participou de novelas  participações especiais. 
   Em 2021, foi diagnosticada com câncer de pulmão. Ela seguiu com tratamento de imunoterapia e radioterapia. 
   Nos últimos anos, ela viveu em um sítio no interior de São Paulo com a família. Ela deixa três filhos, roberto, João e Antônio. 
   Ela era a mais completa tradução de São Paulo,  como dizia Caetano Veloso. Ela era irreverente,  revolucionária!  Foi a primeira rockeira brasileira! Debochada, recebeu o título de cidadã carioca.
   Foi uma vida que fez muita gente feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário