domingo, 24 de maio de 2020

A ideia de produtividade e auto cuidado durante a pandemia

   O fato de supostamente termos mais tempo disponível, não faz com que necessariamente estejamos mentalmente disponíveis para produzirmos , estudarmos, fazermos exercícios, cozinharmos ou qualquer outra coisa...
   Somos muito mais complexos e profundos do que isso, mesmo passando por teoricamente a mesma situação, somos atravessados por ela de acordo com nossas vivências e é preciso que a gente leve em consideração e se acolha nessa complexidade. 
   Mas paradoxalmente a isso, acho importante darmos atenção a como ao mesmo tempo que nos acolhemos, como podemos  também  pensarmos o quanto é preciso que a gente encontre coisas que nos motivem a vivermos para além do confinamento? Para nos descolarmos e construirmos sentido além dessas coisas que podem estar nos angustiando? 
   Como podermos pensar sobre  como pode existir uma possibidade de construirmos as nossas pontes para atravessarmos esses momentos  de dificuldades? 
   Pois quando nos deixamos dominar pela tristeza ou peli luto das coisas não serem exatamente da forma como idealizamos, a nossa capacidade de criar alternativas de lidar com esta realidade que nos assola fica fortemente prejudicada. 
   Quais são as "coisas" que fazem você olhar para dentro, que fazem seu coração bater e sua curiosidade se aguçar e que ao mesmo tempo te bita em movimento?
   Não é uma resposta fácil, e sem dúvida, assim como muitas coisas na nossa vida, isso maus uma continha de nosso caleidoscópio  que faz com que tudo tenha nossa cor e brilho, e que me faz lembrar de algo que uma amuga escreveu em um post maravilhoso que ela fez nasemana passada: É  importante que nos possamos ir criando oportunidades de nos mantermos com uma fome de vida da vida que pulsa em nós de forma singular!
   Que a pandemia, a quarentena, ou os problemas que enfrentamos ao longo da vida, não nos impeçam de cultivar, de retornar ou mesmo construir a nossa pissibilidade de podermos nos permitir a traçar nosso próprio caminho de vida e através das circunstâncias. 
   Júlia Maria Nascimento Lainetti é psicóloga formada pela Universidade Positivo de Curitiba e em Gestão de Recursos Humanos peka Universidade IBTA de São Paulo. Nascida em São Paulo, já morou em Curitiba, Gotemburgo( Suécia) e atualmente em Lyon( França) onde segue seus estudos na Association Lacanienne International.
   Realiza atendimentos online há maus de três anos e atende presencial em Lyon, na França. 
   Para conhecer mais sobre ela visite o site www.julialainetti.com e siga as redes sociais: Instagram: @psijulia.Lainetti 
Facebook: Facebook. com / psidescomplicada



Nenhum comentário:

Postar um comentário