quarta-feira, 1 de maio de 2019

O Samba perde uma grande mulher!

   Morreu ontem, a cantora e sambista, Beth Carvalho, aos 72 anos.
   Segundo o Hospital Pró- Cardíaco, no Rio de Janeiro, onde estava internada desde o dia 8 de Janeiro, a causa da morte foi uma infecção generalizada.
   Um dos maiores nomes da música brasileira,  Beth Carvalho tinha 50 anos de carreira e uma discografia de mais de 30 títulos. Ficou conhecida como " madrinha do samba", por ter ajudado a revelar nomes como Zeca Pagodinho,  Arlindo Cruz e Jorge Aragão.
   Ela nasceu Elizabeth Leal Carvalho, em 5 de Maio de 1946. Herdou da família a paixão pela música- sua avó tocava bandolim e violão. Na adolescência, cantava bossa nova e outros ritmos em festas e, para ajudar a família, após o pai ser perseguido na ditadura por pensamentos de esquerda, passou a dar aulas de violão.
   Seu primeiro sucesso foi Andança, de Edmundo Souto, Paulinho Tapajós e Danilo Caymmi, que ela defendeu no Festival Internacional da Canção em 1968. E com o qual conseguiu o terceiro lugar. A música também deu título ao seu primeiro LP, que foi lançado em 1969.
   Ficou conhecida também sua presença assídua na quadra Cacique de Ramos, onde Beth conheceu nomes que viria revelar, como Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Sombra, Sombrinha,  Arlindo Cruz, Jorge Aragão,  entre tantos outros. Beth não renegava o posto de madrinha, mas preferia não ter esta função. Gostaria que os talentos tivessem outros tipos de incentivos e oportunidades para se expor. " Não é meu papel, mas sou assim, gosto de mostrar o que há de bom".
   Em 2009, teve que fazer uma pausa, por causa de uma fissura na região sacra, que a obrigou a ficar em repouso total. Apesar de continuar na estrada da música,  suas aparições foram diminuindo.
   O velório está sendo realizado hoje, quarta-feira,  no Salão Nobre do Botafogo, time que Beth torcia.
   Como descreve a biografia em seu site oficial: " Beth é inquieta. Não espera que as coisas lhe cheguem, vai mesmo buscar. Pagodeira, ela conhece a fertilidade dos compositores do povo e, mais do que isso, conhece os lugares onde estão, onde vivem, onde cantam, como cantam".
   Foi uma grande perda, para nós brasileiros,  a grande sambista: Beth Carvalho!
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário