quarta-feira, 23 de março de 2022

Mulheres na Ciência

   As mulheres na Ciência,  sempre colocadas à margem. As descobertas científicas são fundamentais para o desenvolvimento das sociedades. No entanto, os trabalhos mais reconhecidos são de cientistas homens.  Por conta disso, cria-se no imaginário popular que as mulheres nem chegaram a participar da área científica. 
   No entanto, com um mergulho na história,  é possível perceber que mesmo sendo incentivadas a não ocupar esses espaços, as mulheres participaram ativamente da Ciência, tendo sido responsáveis por grandes descobertas. 
   Hipátia de Alexandria
   É considerada a primeira mulher matemática da história. Nascida no ano de 370, em Alexandria, no Egito, ela desenvolveu pesquisas na Astronomia, física e filosofia. Ela foi brutalmente assassinada em 416, após seus estudos serem descobertos por um grupo cristão. A sua pesquisa foi considerada heresia e ela condenada à morte. 
   Matilde Moldenhauer Brooks
   Nascida em 1888, ela formou-se na Universidade Harvard e atuou nas áreas de Biologia e Biologia Celular. Ela é bastante lembrada por ter descoberto, em 1932, o antídoto ao envenenamento por monóxido de carbono e cianeto. 
   Augusta Ada Byron
   Filha do poeta, é considerada a mãe da amputação. Já desde de nova, demonstrava ter grande domínio de diferentes áreas e aos 17 anos, se comunicava por cartas com Charles Babbage. Ele tentava desenvolver a linguagem para o projeto. As notas escritas por Ada são consideradas o primeiro algoritmo criado para ser usado em um computador,  por isso ela é considerada a primeira a programar em toda a história 
   Marie Leirie
   Nasceu em 1867. Foi química e física. Polaca que dedicou a vida aos estudos de radioatividade.  Ela foi a pioneira no estudo do tema e sua dedicação era tamanha que, a levou a adoecer devido à alta exposição à radiação. 
   Seus trabalhos são considerados pioneiros no estudo de radioatividade clássica. Além disso,  ela descobriu os elementos do Polônio e Rádio. Foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel e a primeira a conquistar duas vezes, a premiação e também foi a primeira mulher a atuar como professora na Universidade de Paris.
   Katherine Johnson
   A história de Katherine inspirou o filme " Estrelas além do Tempo". Ela precisou quebrar dois preconceitos: de ser mulher na Ciência e negra, como cientista. Katherine trabalhou na NASA, durante 33 anos e ao longo da sua trajetória,  atuou como computador humano( realizando cálculos) foi promovida a líder de cálculos e participou da equipe com missão para Lua e Marte.
   Gertrude Bell Elion
   A Bioquímica estadunidense, desenvolveu medicamentos utilizados no tratamento de leucemia,  aids e herpes. Ela também foi responsável pela descoberta de novos princípios de quimioterapia. 
   Devido à sua grande contribuição ganhou o prêmio Nobel de Medicina em 1988.
   Chien Shiung Wu
   Nasceu na China e se formou em Matemática, mas trabalhou como pesquisadora na área de física. Se mudou para os EUA, com uma amiga, para acabar seus estudos , se especializou e desenvolveu pesquisas no campo da física e foi convidada a participar do Projeto Manhattan, onde produziu as primeiras bombas nucleares. Possui pesquisas importantes,  tendo como destaque, o trabalho sobre fissão  nuclear, a criação do modelo padrão e estudos sobre as mudanças moleculares na deformação da hemoglobina causada pela anemia falciforme.
   Fonte: Educa Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário