terça-feira, 31 de julho de 2018

 A primeira pessoa a fazer uma viagem de carro: Berta Benz

   Como dá para calcular pelo nome, Berta era casada com Karl Benz , o engenheiro que desenvolveu o Patent Motorwagen em 1886, considerado o ancestral direto do carro moderno. Como era de uma filha abastada, Berta ajudou a financiar o trabalho de seu marido e a construção dos três protótipos iniciais, e por isso estava muito envolvida com todo o processo e possuía também uma conhecimento bom de engenharia. Apesar de Karl trabalhar neste projeto, tinha depressão e pouco dinheiro; já sua esposa era mais radical e tinha recursos para bancar o projeto.
   Numa manhã, enquanto seu marido dormia, Berta pegou o protótipo número 3 na oficina e foi visitar sua mãe que morava 100 km de distância, em Pforzheim e berta fez uma rota para poder passar em Boticarios, para comprar Benzina, que funcionava como combustível. E sem autorização de Karl, viajou com os dois filhos.
   É claro, que esta viagem hoje em dia, é super normal, mas em 1888, não. Porque ela utilizou uma máquina que não era conhecida por ninguém e decidiu andar 100 kilômetros, numa época em que não existiam oficinas e muito menos postos. Além do que, mapas também não haviam, portanto, uma mulher formidável! Ela conseguiu auxílio para alguns reparos: o ferreiro que consertou a corrente de transmissão e ou o sapateiro que pregou couro nos blocos de freio, o que quer  dizer que ela inventou as pastilhas de freio. E mais algumas coisas que só uma mulher consegue: ela desentupiu a linha de combustível com o alfinete do broche de seu chapéu e improvisou um isolamento para um cabo com a liga da sua meia. E então, no final do dia chegaram à casa de sua mãe. E mandou uma mensagem, por telégrafo, que era o que existia na época, que tudo estava bem para seu marido Karl.
   Foi um estardalhaço! Berta, foi a primeira piloto de provas da história e ajudou seu marido a aperfeiçoar a invenção!
    Mais uma mulher fantástica, para adicionar ao nosso vasto universo!















Nenhum comentário:

Postar um comentário